O que os Gestores de Rh querem saber de você?

Afinal de contas, o que eles querem saber sobre você?
Andei acompanhando uma entrevista e vi uns candidatos suando frio, pensando, sofrendo, pra no final ouvir aquela frase... "Agradecemos sua presença e desejamos boa sorte, contudo
você não foi selecionado para o processo e..." o resto todos já entendemos.

Ouvi por alto um candidato comentando com outro, que não sabia o que os recrutadores queriam ouvir, então comecei a pensar, e o que eles querem ouvir?

Cheguei a algumas concluões simples, que eu creio que todos nós sabemos intuitivamente.

1º - Fale sempre a verdade, mas seja moderado. Independente de quantos filhos tenha, o tempo que ficou na última empresa, o motivo da saída, onde mora.
Informações pertinentes a empresa devem ser declaradas, esses profissionais que teentrevistam são normalmente os que solicitam seus benefícios, e não seria nada legal pra nenhuma das duas partes "descobrir" que você não foi sincero quando disse que não tinha filhos.

2º - Seja autêntico. Simplicidade vende, e muito, não é nada anormal dizer que gosta de sair em alguns finais de semana, que você tem amigos, que gosta de música brega ou coisas do gênero.
Sua postura corporal está sendo avaliada também, forçar a barra para um lado intelectual não vai ajudar, quando no mercado atual de trabalho as empresas estão interessadas em colaboradores reais, não em funcionários robóticos.

3º - Demonstre seu interesse e potêncial. Se você está ali naquela entrevista, não foi por acaso, você escolheu aquela vaga.
Se você puder pesquisar algo sobre a empresa antes da entrevista, muito melhor, saber um pouco mais sobre o seu futuro ambiente de trabalho, se há planos de carreiras, quais os objetivos da empresa e o ramo. Os cargos mais altos são os que mais conhecem a empresa que trabalham, você que está entrando, também pode conhecer um pouco.


Muito bem, agora o entrevistador chama seu nome e faz aquelas perguntas básicas buscando te colocar numa saía justa certo?! Errado... Que tal algo do tipo?!
1 Fale um pouco sobre você - "um pouco" significa "não mais que dois minutos".
2. O que você espera de nossa empresa? - "Oportunidades".
3. Qual é seu maior defeito? - "Falar quando é preciso ouvir. Mas estou aprendendo a me controlar". Uma dica: diferentemente do que a maioria dos candidatos pensa, "perfeccionismo" não é uma virtude que parece um defeito. É um defeito, mesmo. Todo perfeccionista é um mala-sem-alça. 4. Onde você se vê daqui a cinco anos? - "Nesta empresa. E daqui a dez, também".
5. Por que você se considera o melhor candidato para esta vaga? - "Não me considero, mas tenho certeza de que não irei decepcionar".
6. Alguma coisa que você queira acrescentar? - "Sim. Gostaria que o senhor me desse um par de sugestões para que eu possa começar meu trabalho com o pé direito".

Então?! Será que realmente é tão dificil assim!?!
Tenha um curriculum atualizado e de fácil entendimento. e procure investir em você, agregando algo de valor a seu currículum e valor a sua imagem.

 "Lembre-se não há respostas prontas ou “formulas mágicas” que garantam a conquista de uma vaga de estágio ou de emprego. Há o conjunto dos fatores que você apresentará durante o processo seletivo que estará compatível, e de objetivos que estarão sintonizados com a empresa contratante ." Guilherme Junqueira do http://www.artigonal.com

Depois dessas dicas, que tal procurar algo compatível com o seu perfil? Conheça mais de 1000 vagas te esperando.
Se você tem alguma dica diferente dessas, compartilhe!
Boa sorte na sua próxima oportunidade!